quarta-feira, 12 de junho de 2013



Nova tecnologia de elevadores permite dobrar o tamanho máximo de edifícios

Corda construída com fibra de carbono permite uma redução no peso das cabines de transporte e dispensa a necessidade de manutenções constantes.


Embora seja possível encontrar prédios incrivelmente altos em todas as partes do mundo, ainda estamos longe de alcançar o tamanho máximo que esse tipo de construção pode ter. Entre os quesitos que dificultam a construção de edifícios ainda mais próximos ao céu estão os elevadores, cuja tecnologia atual torna difícil o transporte de pessoas a alturas superiores a 500 metros.
Porém, essa história pode mudar em breve graças a uma descoberta da fabricante finlandesa KONE. Batizada como UltraRope, a nova invenção da companhia permite construir elevadores capazes de se elevar até um quilômetro do chão, o dobro de qualquer projeto do tipo que já tenha sido construído pela humanidade.
Enquanto os elevadores modernos empregam cordas de aço em sua composição, a UltraRope é constituída por um núcleo de fibra de carbono rodeado por um revestimento de alta fricção. A tecnologia permite não só economizar energia como resulta em uma redução geral no peso 
de componentes como contrapesos, cordas de compensação e a própria cabine de transporte.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário